SEJA BEM-VINDOS(AS) A RAINHA DA SERRA DE SANTANA 
Engana-se quem pensa que em Lagoa Nova o atrativo é só o frio. Os visitantes que vierem conhecer a Rainha da Serra de Santana vai se surpreender com pontos turísticos de encher os olhos. Com boas opções de pousadas e restaurantes, a cidade tem locais com paisagens incríveis, e ainda pouco exploradas. Vale a pena subir a Serra de Santana e desfrutar da hospitalidade e os encantos de uma cidade pronta para ser desbravada, principalmente para aqueles visitantes que adoram curtir o friozinho serrano em pleno Sertão nordestino. 


CRUZEIRO DA BARAÚNA
O cruzeiro está localizado na zona urbana do município de lagoa Nova e é um importante marco religioso e histórico para o município. Fica situado na Av. Sílvio Bezerra de Melo. Nas proximidades encontram-se bares, restaurantes e uma rua comercial. O espaço é aberto à visitação.

O piso do local é antiderrapante e o acesso ao atrativo é pavimentado e deve ser feito a pé, com grau de dificuldade leve. O ambiente tem capacidade de receber pessoas com mobilidade reduzida.


TANQUES DOS POSCIANOS
Está localizado na zona rural do município, cerca de 12 quilômetros do centro da cidade. Com um mirante deslumbrante que possibilita visualizar cenários privilegiados da chapada da Serra de Santana e outros municípios vizinhos, o local possui formações rochosas belíssimas e panorâmicas que chamam a atenção de quem visita, proporcionando registros espetaculares. 

o bioma presente no ambiente é a caatinga com plantas típicas da região como cactáceas, aroeira, umbuzeiro, catingueira, mufumbo e outras características da região. 

A trilha é de difícil acesso, em uma área privada, e é necessário a condução de um guia local.

MIRANTE ALTO DA SERRA
A apenas 5 quilômetros do centro da cidade (Entrando ao lado da Câmara Municipal), você encontra uma paisagem indescritível. O Mirante Alto Serra tem a melhor vista panorâmica da região do Seridó. De lá, o visitante pode avistar cerca de 10 municípios vizinhos. E toda essa visão pode ser apreciada desfrutando do cardápio delicioso e o conforto do restaurante Mirante do Alto da Serra. 

Para chegar até o mirante a estrada não é asfaltada, mas tem ótima sinalização, com acesso de veículos até o local.

 

MIRANTE DE SANTA RITA
Esse geossítio está situado a 3,5 quilômetros do centro de Lagoa Nova. O mirante fica em frente ao antiga Pousada Chalés dos Cajueiros, cerca de 150 metros da estrada, a 733 metros de altitude.

No local, os visitantes serão surpreendidos com uma visão panorâmica da cidade de Currais Novos, da Serra da Umburana, ao fundo, e do Pico do Totoró, a direita.

A área é privada e é necessário a condução de um guia local, para autorização prévia de acesso ao local.

A trilha é considerada leve. 

PARK AQUÁTICO O CORUJÃO
Pra quem desejar dias de puro lazer com muita diversão para toda a família, a pedida em Lagoa Nova é o Park Aquático O corujão. O complexo oferece toda estrutura para os visitantes que podem desfrutar do parque aquático, bar ao ar livre, restaurante e, se preferir prolongar os dias na cidade, os chalés aconchegantes são irresistíveis. 

O Parque aquático funcionar nos finais de semana e feriado, e em caso de grupo, com reserva prévia. 


FEIRA LIVRE
A Feira Livre que funciona no centro da cidade e tem o sábado como principal dia, é uma atração à parte. Lá os visitantes podem conhecer um pouco das expressões culturais dos lagoanovenses, e de quebra, desfrutar dos sabores típicos da região, como a tapioca e a castanha de caju assada. E por falar em sabores, os turistas não podem deixar de experimentar as deliciosas frutas produzidas no município como a pinha, o caju e a jaca, respeitando seus períodos de safra.

O local da feira também é utilizado para a realização de eventos socioculturais e conta com acesso para cadeirantes.


IGREJA MATRIZ DE SÃO FRANCISCO
A Igreja Matriz de São Francisco de Assis está localizada no Centro da cidade e abriga uma arquitetura na arte barroca, comum às igrejas e capelas da região. A mesma leva o nome do padroeiro do município – São Francisco de Assis – e onde são celebradas missas, novenas, casamentos e batismos e outras celebrações religiosas todos os meses, com missas fixas nas quintas-feiras e domingos (manhã e noite).


PRAÇAS PÚBLICAS
As praças públicas Manoel da Costa Cirne e João Marinho Dantas estão localizadas no centro da cidade, sendo que a segunda é popularmente conhecida como “Praça da Igreja” por  está localizada em frente a Igreja Matriz de São Francisco de Assis.


** Fontes: Secretaria de Turismo e Geoparque Seridó
** Fotos: secretaria Municipal de Turismo e Alexandre Modesto